Você sabe o que é a Estenose de Uretra?

Fernando Marsicano 20 de Dezembro de 2022

A estenose de uretra ou estenose uretral é um estreitamento da uretra, sendo a parte do trato urinário que conecta a bexiga ao exterior do corpo e serve como passagem para a urina. A uretra nos homens passa pelo interior da próstata e também passa pelo esfíncter urinário, que permite a continência urinária, e percorre todo o comprimento do pênis. O estreitamento causado pela estenose pode levar a uma diminuição ou interrupção do fluxo de urina. As estenoses uretrais podem afetar qualquer parte da uretra, ter várias localizações e até envolver toda a uretra em casos mais graves.

Diferença entre a uretra masculina e feminina

A uretra masculina é mais longa, portanto, a estenose uretral é mais comum em homens, mas também pode afetar as mulheres.

A principal causa de estenose uretral é a fibrose do tecido uretral saudável, como o tecido cicatricial que se forma na uretra e o corpo esponjoso (tecido que envolve grande parte da uretra).

Como é formada uma estenose uretral?

Podem existir várias razões, entre elas:

  • Trauma - como nas fraturas pélvicas (bacia) ou quedas do tipo "a cavaleiro", ou lesão traumática da uretra, como em pacientes submetidos a cateterismo uretral ou cirurgia uretral.
  • Infecção - principalmente uretrite - infecção da uretra geralmente de origem sexualmente transmissível.
  • Congênito - desde o nascimento.


Quais são os sintomas mais comuns?

  • Fluxo de urina fraco ou uma diminuição no volume de urina
  • Urgência miccional
  • Dor ao urinar
  • Vazamento de urina
  • Dor pélvica ou supra-púbica
  • Corrimento da uretra
  • Sangue no sêmen ou na urina
  • infecções urinárias recorrentes

Como estabelecer o diagnóstico mais correto?

Como é o estreitamento que mais frequentemente causa dificuldade para urinar e perda da força do jato urinário, o exame Urofluxométrico é totalmente indicado para avaliar objetivamente a perda da força urinária.

A Uretrocistografia é um exame contrastado da uretra, que possibilita topografar o local da estenose com precisão. Trata-se de um procedimento feito em duas fases: retrógrada, em que é injetado um meio de contraste pela uretra, e miccional, em que o paciente urina o contraste. Ambas fases são registradas em exames de raio-x.

A Uretrocistoscopia é um procedimento diagnóstico pré-operatório e auxiliar em cirurgias, frequentemente utilizado em pacientes com estenose de uretra.

Além destes acima, exames de imagem como ecografia e a ressonância nuclear magnética têm papel no auxílio para se fazer um diagnóstico mais preciso.


Em caso de suspeita de estenose de uretra, marque uma consulta médica.


Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook
Descubra como anda sua saúde e como o Dr. Fernando Marsicano pode te ajudar!