Vantagens
Os robôs têm capacidade de realizar cirurgias com incisões menores e com maior precisão. Isto se deve ao fato de os aparelhos possuírem câmeras de alta definição e microinstrumentos que "substituem" os olhos e as mãos do cirurgião.
Estas câmeras produzem imagens das estruturas que serão operadas e um corte mais preciso, pois possuem tesouras e pinças de dimensões reduzidas, além de apresentar mecanismos que controlam o tremor nas mãos dos cirurgiões e impedem que se façam movimentos "bruscos".
Tamanha precisão permite que as cirurgias mais complexas sejam realizadas mais facilmente, reduzindo os índices de sangramento e, consequentemente, a taxa de transfusão de sangue. Além disso com o uso do robô os cortes necessários ao procedimento são menores, diminuindo também o tempo de internação.
Nos tumores prostáticos e renais o uso do robô é extremamente vantajoso. No caso da cirurgia de próstata, a Cirurgia Robótica é mais eficiente, elevando a chance de cura. Já nos casos renais, a cura pode ser alcançada removendo parcialmente o órgão.