FIMOSE: quando é necessário buscar ajuda

Fernando Marsicano 11 de Outubro de 2022

O excesso de pele que cobre o pênis e dificulta a exposição da glande (ou “cabeça” do pênis) é chamado de fimose. Logo após o nascimento do bebê essa pele pode ser vista, embora geralmente desapareça por conta própria aos quatro anos, nem sempre acontece dessa maneira. Com a idade, a pele tende a descamar. Mas se houver uma redução da pele, chamada de anel fimótico, a glande não fica exposta e cria-se a fimose.


O problema é que se mantida essa condição, pode aumentar o risco de doenças no pênis, isso porque o excesso de pele dificulta a higiene. O próprio estreitamento do prepúcio também é um fator de risco para a doença e para a infecção pelo Papilomavírus Humano.


Quando buscar ajuda?

O principal sinal de que a pele está em excesso, é quando, ao puxá-la do prepúcio, não é possível expor a cabeça do pênis. Essa condição pode ocasionar vários problemas, como:


* Coceira e incômodo local
* Dificuldade para higienizar o órgão
* Infecção urinária (em crianças)
* Incômodos, e na fase adulta, lesões durante a relação sexual
* Dificuldade para urinar

Nesses casos, é necessário buscar ajuda médica. Marque uma consulta.


Quais são os tratamentos para Fimose

Entre os principais tratamentos para fimose menos invasivos e com eficácia comprovada, é estão os exercícios específicos para retração do prepúcio e o uso de pomadas corticoides, nos meninos 


Em alguns casos, há necessidade de procedimentos cirúrgicos, como a colocação do anel de plástico e também a tradicional postectomia. Porém, esses tratamentos são mais invasivos e podem ser bastante desgastantes para a criança, principalmente no pós-operatório. 


Se o tratamento for iniciado já na primeira infância da criança, existem grandes chances da fimose desaparecer naturalmente, apenas com o uso de pomadas corticoides e com a realização de exercícios de retração, dispensando a necessidade de cirurgias.


Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook
Descubra como anda sua saúde e como o Dr. Fernando Marsicano pode te ajudar!