Câncer de Bexiga: quais os fatores de risco para a doença que Roberto Justus está tratando

Fernando Marsicano 02 de Dezembro de 2022

O empresário e apresentador Roberto Justus, revelou em suas redes sociais, ter sido diagnosticado com câncer de bexiga durante um check-up anual de rotina. O tumor foi identificado precocemente e já foi operado, agora o apresentador seguirá com sessões de quimioterapia de maneira preventiva.


Câncer de bexiga

A cada ano, são identificados cerca de 10 mil novos casos de câncer de bexiga no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com uma incidência maior entre homens. Segundo o Inca, homens brancos e de idade avançada são o grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer.


Além disso, o tabagismo pode aumentar o risco e está associado à doença em 50 a 70% dos casos. A exposição a diversos compostos químicos também está ligada ao desenvolvimento do câncer de bexiga.


O que pode aumentar o risco?

Idade e raça - Homens brancos e idosos são o grupo mais propenso a desenvolver esse tipo de câncer.

Fumar cigarros pode aumentar as chances de uma pessoa ter câncer de bexiga e está associado a esta doença em 50-70% dos casos.

Exposição a vários produtos químicos, como aminas aromáticas, corantes, azo, benzeno, benzidina, cromo/cromatos, fumos e poeiras metálicas, pesticidas, HPA, petróleo, petróleo, drogas anticancerígenas, tintas, 2-naftaleno e 4-aminobifenil.

Trabalhadores na agricultura, construção, fundição, extração de óleos e gorduras animais e vegetais, calçados, fabricação de equipamentos elétricos, mineração, siderurgia; têxteis, alimentos, alumínio, borracha e plásticos, sintéticos, corantes, corantes, couro, gráficos, metais, petróleo, indústrias químicas e farmacêuticas, tabaco; cabeleireiros e barbeiros, maquinistas, motoristas de caminhão e trem, pintores, ferroviários, trabalhadores de fornos de coque e tecelões podem estar em alto risco de contrair a doença


Sintomas

Os sintomas incluem a presença de sangue na urina, dor durante o ato de urinar ou necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir ir ao banheiro. O tratamento varia conforme o grau de evolução da doença, podendo contemplar cirurgias, quimioterapia e radioterapia. A detecção precoce do câncer possibilita maior chance de tratamento.


O apresentador afirma ter sido submetido a um exame de diagnóstico por imagem, o Pet-Scan, para verificar a possibilidade de células cancerosas terem se espalhado pelo organismo. Segundo Justus, o exame não revelou o espalhamento da doença. No entanto, a orientação da equipe de oncologia que acompanha o caso é de que seja realizado um tratamento preventivo.


É muito importante a realização de consultas médicas de check up, para a detecção precoce de doenças.


Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook
Descubra como anda sua saúde e como o Dr. Fernando Marsicano pode te ajudar!