A comparação entre a cirurgia robótica e os outros tipos de cirurgia para o câncer de próstata mostra que o paciente que realiza o procedimento por meio da robótica tem 20% a mais de chance de recuperar a ereção e 5% a menos de chance de ter problemas com incontinência urinária.
É a mais moderna técnica cirúrgica da atualidade. Nele, o médico opera de um console (uma espécie de joystick) com uma série de recursos que vão da visualização em três dimensões e ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição, permitindo a visualização de microestruturas, até recursos como a filtragem de tremores das mãos, fundamental para procedimentos de longa duração, mais cansativos. Qualquer paciente com câncer de próstata que tenha a indicação cirúrgica pode realizar o procedimento por robótica.
Outro benefício da cirurgia robótica é o tempo de recuperação do paciente, já que por ser menos invasiva, faz com que o paciente sangre menos, o que diminui o risco da necessidade de transfusão de sangue.
Matéria publicada originalmente no site do Hospital 9 de julho.
2 Comentários
Mundo moderno se preocupando com pacientes com problemas da próstata.
Ao Dr. Marsicano, o agradecimento.
Parabéns.
Obrigado, Ivan.