O câncer de próstata é o segundo tumor maligno que mais faz vítimas entre os homens. Isso se dá muito em decorrência do diagnóstico tardio, pois, embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não falar sobre o assunto.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais, étnicos e ambientais, certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
O primeiro passo para se manter fora das estatísticas sobre as vítimas do câncer de próstata é a prevenção. Aliar uma alimentação saudável e exercícios físicos pode te ajudar a manter distância de várias doenças, incluindo as variações cancerígenas. Ficar longe do cigarro e evitar bebidas alcoólicas e outras drogas também é importante, assim como realizar consultas médicas periodicamente.
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
Esse tumor é silencioso, e só causa sintomas em sua fase mais avançada. No estágio inicial, o câncer de próstata costuma cursar de forma lenta, quase sempre sem sintomas e silencioso – o que aumenta a importância do rastreamento periódico para permitir o diagnóstico precoce. Os sinais clínicos, que em geral podem se confundir com o crescimento normal e benigno da próstata, surgem em uma fase mais avançada da doença onde o crescimento do tumor pode provocar complicações locais e também fora da próstata. Nesta fase, os principais sintomas são:
Fique atento a esses sintomas em qualquer idade e procure um médico caso observe qualquer anormalidade. Após o diagnóstico, a doença pode ser tratada com cirurgia para remoção da glândula, sendo a cirurgia robótica a que apresenta melhores resultados pós-operatórios, e também radioterapia ou acompanhamento hormonal, dependendo do estágio do câncer e das condições de saúde do paciente. Com o tratamento adequado, e diagnóstico feito o mais rápido possível, até os casos mais graves conseguem bons resultados.
Entre em contato com a Clínica Uroprostata e marque sua consulta com o especialista em urologia e cirurgia robótica, Dr. Fernando Marsicano. Ligue (31) 4104-4740.
#Câncer #Câncerdepróstata #UrologiaBH #UrologistaBH #DrFernandoMarsicano #SaúdeBemEstar #CirurgiaRobótica