O que é câncer e quais as principais ocorrências no país?
No dia 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A campanha foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), para promover conscientização e educação sobre a doença no mundo todo.
Mas esse não é um trabalho de um único dia. A data é justamente para trazer mais informações sobre combate e prevenção, o que deve acontecer ao longo de todo o ano. A verdadeira mudança não virá apenas com um dia, mas de um conjunto de esforços contínuos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, por ano, no triênio 2023-2025. As regiões Sul e Sudeste se destacam ao reunir cerca de 70% da incidência. As informações são da Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, que funciona como ferramenta de planejamento e gestão na área oncológica no país.
O que é câncer?
O câncer é uma doença que ocorre quando um grupo de células no corpo têm um crescimento anormal e desordenado, podendo invadir tecidos adjacentes ou até mesmo órgãos mais distantes.
Quando formam um caroço, o chamamos de tumor. Sem o tratamento, esses tumores podem crescer e se espalhar pelos tecidos normais ou para as outras partes do corpo através dos sistemas circulatório e linfático. Quando se espalham pelo corpo, ocorre a metástase.
Os tumores podem ser benignos ou malignos. No primeiro caso, não são cancerígenos, pois costumam ter crescimento mais lento e não se espalham para outras partes do corpo. São um problema quando aumentam de forma muito rápida ou causam dor e desconforto, por exemplo.
Já os tumores malignos são cânceres, crescem rapidamente e podem se espalhar para outros tecidos ou outras partes do corpo humano. O tratamento de câncer depende de uma série de fatores, mas acontece através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.
Quais são os tipos de câncer que existem?
Existem mais de 100 tipos de câncer. Alguns exemplos são: anal, bexiga, boca, colo do útero, corpo do útero, esôfago, estômago, fígado, infantojuvenil, intestino, laringe, leucemia, linfoma de hodgkin, linfoma não hodgkin, mama, ovário, pâncreas, pele melanoma e pele não melanoma, pênis, próstata, pulmão, sistema nervoso central, testículo, tireoide.
O câncer pode ocorrer em qualquer parte do corpo e sua classificação também pode ser de acordo com a localização da célula inicial do tumor. Por exemplo, o carcinoma surge das células epiteliais, como pele e mucosas, e entre os tipos estão câncer de mama, próstata, pulmão e cólon.
O sarcoma surge nos tecidos conjuntivos, como ossos, cartilagem, gordura, músculo, entre outros, enquanto o linfoma e mieloma se iniciam nas células do sistema imunológico.
Quais são as principais ocorrências de câncer no Brasil?
Segundo o Inca, a estimativa é de 21 tipos de câncer com incidência no país para o triênio de 2023 a 2025. São duas localizações a mais desde a última publicação, que agora inclui os cânceres de pâncreas e de fígado.
No Brasil, os tumores malignos mais incidentes são:
Pele não melanoma - 31,3%
Mama feminina - 10,5%
Próstata - 10,2%
Cólon e reto - 6,5%
Pulmão - 4,6%
Estômago - 3,1%
Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres. A previsão é de 74 mil casos novos por ano até 2025. Em homens, o segundo predominante em todas as regiões é o câncer de próstata. A estimativa é de 72 mil casos novos, por ano, no triênio.
Excluindo o câncer de pele não melanoma, as regiões Sul e Sudeste terão mais ocorrências de câncer de mama feminino, câncer de próstata e câncer de cólon e reto.
No Norte e Nordeste, a lista tem o câncer de próstata como mais incidente, seguido por mama e colo do útero. Já no Centro-Oeste, além de próstata e mama, outro tipo mais incidente deve ser o câncer colorretal.
É possível prevenir o câncer?
A prevenção do câncer significa realizar uma série de ações que reduzem o risco de ter a doença, o que inclui ter hábitos saudáveis, evitar exposição a substâncias prejudiciais, além de detectar e tratar doenças pré-malignas.
Entre as medidas preventivas estão não fumar, evitar bebidas alcoólicas e carnes processadas; praticar atividades físicas regularmente; ter uma alimentação saudável, evitar exposição a agentes cancerígenos; vacinar-se para hepatite B; entre diversas outras.
Cuide-se, mantenha hábitos saudáveis e procure seu médico para manter seus exames em dia.