Câncer Renal

Fernando Marsicano
08 de Abril de 2016
Causas e fatores de risco
A maioria dos casos acometem homens, sobretudo os que estão entre os 60 e 70 anos de idade. Entre os fatores associados a causa estão o cigarro, obesidade, hipertensão arterial, fatores genéticos. Outros fatores associados com alto ou baixo risco incluiria hábitos de dieta e exposição ocupacional para carcinogênio especifico; entretanto, resultados da literatura são inconclusivos. Consumo moderado de álcool tem sido considerado fator protetor.
Diagnóstico e Sintomas
A maioria de massas renais não produzem sintomas até estágio mais avançado. Mais de 50% dos tumores são diagnosticados com exames de imagem (como ultrassom ou tomografia). Os sintomas clássicos ocorrem em 6 a 10% e seriam: sangramento na urina, tumor que se consegue palpar e dor em região lombar.
Tratamento
- Cirúrgico: Tratamento cirúrgico do câncer renal é indicado àquelas lesões que podem ser removidas por cirurgia mantendo parte do rim sadio. A robótica facilita muito esta modalidade de cirurgia.
- Outros tratamentos: Outras opções de tratamento seriam: vigilância (acompanhamento dos tumores, especialmente em lesões menores e em pacientes idosos), terapias ablativas (crioablação e ablação por radiofrequência- utilizada para tumores menores, como alternativas à cirurgia tradicional), além de diversos agentes imunomoduladores e quimioterápicos para tumores avançados.
- Cirurgia Robótica: Nos casos de tumores renais, a precisão dos movimentos permite alcançar a cura removendo parcialmente o órgão, sendo que a parte que fica mantém seu funcionamento.