Câncer de Próstata: fatores de risco, sintomas e tratamento

Fernando Marsicano 25 de Outubro de 2022

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.


A doença é confirmada após fazer a biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, sendo somente prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.


Geralmente, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos. 


Quais os fatores de risco?


Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens de tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
 

Como prevenir?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas. 


Praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são fundamentais para a saúde.


Sinais e sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:


* Dificuldade de urinar
* Demora em começar e terminar de urinar
* Sangue na urina
* Diminuição do jato de urina
* Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Se você tiver algum desses sintomas, marque uma consulta agora mesmo.


Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata?


Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
 

Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

  

Qual o tratamento?

O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. 


Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos. 


Em caso de dúvidas, marque uma consulta.


Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook
Descubra como anda sua saúde e como o Dr. Fernando Marsicano pode te ajudar!