Câncer de próstata
Diagnóstico e Sintomas
Associação Americana de Urologia (AUA) recomendava fazer o rastreamento anual para câncer de próstata a partir de 50 anos de idade. Em casos de antecedentes familiares ou afrodescendentes a recomendação era de 45 anos. Entretanto, foram diagnosticados muitos casos de câncer de próstata que não necessitavam de tratamento, devido ao fato da doença atingir pacientes mais idosos, com o câncer de próstata não sendo a principal causa de morte destes pacientes (geralmente estes pacientes faleceriam de patologia cardíaca ou outros tipos de câncer). Assim, a AUA passou não recomendar rastreamento anual para homens entre 40 e 54 anos, exceto para aqueles com história familiar e afrodescendentes. Homens entre 55 e 69 anos são os que mais se beneficiam do rastreamento, podendo, dependendo do caso, ser feito de 2 em 2 anos. A partir de 70 anos, não se recomenda fazer rastreamento para câncer de próstata, exceto naqueles com expectativa superior a 10 anos.
Tratamento
- Cirúrgico:A cirurgia de prostatectomia radical é a única forma indicada de tratamento cirúrgico para tumor localizado. Nesses casos, a cirurgia robótica, por sua precisão, tem sido cada vez mais recomendada.
- Outros tratamentos: O tratamento para câncer de próstata localizado pode ser feito através da seguintes modalidades: a radioterapia conformacional tridimensional (3D-CRT, é padrão ouro para radioterapia externa); Vigilância ativa(que consiste em monitoramento periódico dos pacientes com câncer de próstata), HIFU( high-intensity focused ultrasound, uma terapia minimamente invasiva realizada sob anestesia local com o aparelho promovendo um efeito térmico e cavitação do tumor prostático).
- Cirurgia robótica: A Cirurgia Robótica para próstata iniciou-se em 2001 e seu uso foi se difundindo gradativamente. Em 2008, cerca de 70% das próstatas removidas por cirurgias nos EUA, já foram através da Cirurgia Robótica. Isso porque a Cirurgia Robótica é mais eficiente, precisa e eleva a chance de cura.