12 perguntas e respostas sobre Urologia

Você sabe o que faz um médico urologista, quais áreas atende e qual a sua especialização? Neste artigo, esclareço as dúvidas mais comuns de pacientes sobre a Urologia.
Inicio com um grande mito: urologista não é um médico somente de homens. Sim, o especialista também atende mulheres em alguns casos específicos, que explico a seguir. Se você tinha dúvidas sobre a área, confira esse texto até o final.
1) O que é urologia?
É a área da Medicina que trata de problemas no sistema urinário de homens e mulheres, incluindo rins, bexiga, uretra e ureter, e do sistema reprodutor masculino, como pênis, testículos, escroto e próstata.
2) Urologista é médico de homem?
É também, uma vez que é responsável pelo tratamento do sistema reprodutor masculino. Porém, o médico urologista cuida do trato urinário tanto de homens como de mulheres. Logo, mulheres devem procurar esse profissional em casos de alteração nesse sistema.
3) A partir de qual idade procurar o médico urologista?
No caso dos homens, é recomendável ir anualmente a uma consulta a partir dos 45 a 50 anos de idade. Porém, indica-se a ida também pelos mais jovens, inclusive meninos. O especialista pode auxiliar em questões como higiene correta do corpo e dos órgãos genitais, exame testicular, orientações sobre o autoexame para detecção de anormalidades como varicocele, hérnias, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), fimose, entre outras questões.
Confira cinco motivos pelos quais os homens devem buscar um urologista.
4) Em quais áreas o médico urologista atua?
O médico especialista nessa área trata das questões que envolvem rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis. Pode fazer tanto atendimentos clínicos como cirurgias.
5) O urologista trata de quais doenças?
Entre os problemas de saúde tratados nessa especialidade estão infecção urinária, estenose de uretra, disfunção erétil, impotência sexual, litíase urinária ou pedra nos rins, bexiga neurogênica, câncer de próstata, câncer de bexiga, câncer renal, Andropausa ou Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), cistite de repetição e outros.
Leia também: Prostatite: o que é, sintomas, causas e tratamento
6) Urologista cuida dos rins?
Sim, uma vez que faz parte do trato urinário. Uma cirurgia ou um transplante, por exemplo, são realizados por esse especialista.
7) Qual a diferença entre urologista e nefrologista?
A urologia é uma especialidade cirúrgica do trato urinário, enquanto o médico nefrologista irá tratar de questões clínicas envolvendo os rins. O nefrologista pode tratar de casos de insuficiência renal, infecção urinária e cálculo renal de repetição, por exemplo, mas uma cirurgia, como um transplante, será feita pelo urologista.
8) Qual a especialidade do urologista?
A urologia é uma especialidade médica cirúrgica e o profissional pode atuar especificamente em urologia pediátrica, urologia oncológica, infertilidade masculina, tratamento de cálculos renais, entre outras. O médico dessa área precisa fazer a residência em Cirurgia Geral e, depois, em Urologia.
9) Urologista é quem faz vasectomia?
Sim, por ser um procedimento cirúrgico que está ligado ao sistema reprodutor masculino é responsabilidade do médico urologista.
10) Urologista trata a hemorroida?
O médico responsável por essa questão é o proctologista.
11) Urologista ou proctologista?
O urologista fez especialização em cirurgia e na área que envolve o trato urinário feminino e masculino e o sistema reprodutor de homens. O proctologista é também cirurgião, porém se especializou em doenças do aparelho digestivo, cólon, reto e ânus.
12) Urologista é para mulher?
Como é responsável pelo sistema urinário, esse especialista também atende mulheres. Entre as causas mais comuns para o atendimento feminino estão incontinência urinária, infecção urinária, bexiga hiperativa, pedras nos rins, cistite intersticial, entre outras.